Pipadouro: uma jóia vintage a navegar no Douro

Recuperado em 2007 e colocado ao serviço da Pipadouro desde então, o Friendship I proporciona experiências exclusivas tailor made, de passeios de barco no Douro. 


Já declarei aqui o meu amor a Nova Iorque mas poderia também fazê-lo em relação ao Douro. Vou várias vezes por ano à mais antiga região demarcada de vinho do mundo e é sempre como se fosse a primeira vez. A beleza dos socalcos, a imponência dos vinhedos, a história das quintas e as memórias de inúmeros vinhos provados e partilhados fazem-me desejar sempre o próximo regresso.
Desta vez vim para uma experiência muito especial: navegar a bordo do Friendship I, um Wooden Yacht Classic com 66 pés de comprimento, hoje ao serviço da Pipadouro, uma empresa de turismo fluvial de luxo. Não há namoro que não dê em casamento e o este começou há uns anos da varanda do Vintage House Hotel, quando o observava ao acordar e ao pôr do sol.


Eu que não sou nada peixe dentro de água, senti um enorme conforto assim que subi a bordo pelo revestimento a madeira da cabine, o conforto dos sofás, a alegria das flores. E quando nos sentimos confiantes, podemos disfrutar da experiência. Soltaram-se as amarras e zarpamos.


Dizem que a sorte protege os audazes e talvez por ter enfrentado este receio da água fui presenteada com um belíssimo dia soalheiro. Ou então foi sorte. Avancei de imediato para o exterior, em passo ligeiro, já que a estabilidade do barco é fantástica. Sentia-se uma ligeira brisa, alguns salpicos de água e avistava-se um ou outro peixe que num salto mais acrobático.



Tendo a Pipadouro um conceito de turismo do vinho intrínseco, foi servido um Covela Rosé 2018 (a Lima & Smith é um dos sócios deste projeto), um vinho 100% Touriga Nacional, que apesar de ter sido apresentado como welcome drink, tem uma forte componente gastronómica.




O Friendship I foi construído em 1957 para a Marinha Inglesa, cuja missão era o transporte dos Almirantes para os navios de guerra em alto mar. Mais tarde foi adquirido por uma família italiana que nele habitou durante 10 anos. Em 2007 foi restaurado e colocado ao serviço da Pipadouro onde proporciona aos seus clientes experiências diferenciadoras e exclusivas. Além do passeio no rio Douro nunca inferior a 2 horas de navegação, é também possível ir até ao Douro Superior, avistando algumas das mais conceituadas quintas, a ponte ferroviária, o cais de Malvedos e a imponente paisagem duriense. É também possível fazer uma prova de vinhos de alguns dos mais emblemáticos produtores do Douro e jantar à luz das velas com possibilidade de escolha de um menú da autoria do chef Rui Paula.





Talvez a mais exclusiva seja a possibilidade de dormir a bordo. Ninguém necessita de saber manobrar o barco, já que ele estará atracado, uma vez que não é permitido navegar no Douro sem luz solar. O Friendship I dispõe de todo o conforto como se de um hotel se tratasse: dois quartos, duas casas de banho, sala de estar, televisão, ar condicionado e zona de refeição disponível na popa. E apesar de se tratar de um barco, acreditem que a dimensão impressiona. Eu adorei a suite.




Eu escolhi o programa "Um dia no Douro", que além da experiência no barco, inclui a visita a uma das quintas parceiras (neste caso a Quinta do Castro), com visita à adega e almoço.
Além de navegar no Friendship I já ser uma experiência única pela beleza do barco, do conforto a bordo e do enorme profissionalismo da tripulação, tem a singularidade de os seus programas permitirem ter o barco em exclusividade ou no máximo 12 pessoas a bordo. E isso muda por completo a experiência de disfrutar deste lugar ímpar que é o Douro. Continua a ser sempre bom partir e regressar ao cais do Pinhão.


Pipadouro - Cais
Rua da Marginal, Cais 2
5085-037 Pinhão | Portugal

0 comentários:

Publicar um comentário