4 de dezembro de 2018

Jamie's Italian Lisboa

No Príncipe Real, o Jamie's Italian é mais um exemplo da aposta do chef inglês em expandir a sua conhecida cadeia de restaurantes italianos pelo mundo.


Quando saiu a notícia de que Jamie Oliver ia abrir um restaurante no Príncipe Real, criou-se ainda mais buzz do que o habitual porque a especulação foi enorme. A questão nem era se iria ser ele a cozinhar (não, evidente) mas se pelo menos viria à inauguração. Parece que nem isso aconteceu.
Lá foram os “habituais” dar a boca ao manifesto e em geral as críticas foram positivas. Agora que passou quase um ano fui também conhecer o Jamie's Italian.
Comecemos pela reserva: o telefone não estava disponível, pediram para fazer reserva pelo site e poucos minutos depois estavam a telefonar para confirmar.
A receção não foi de grande simpatia e relativamente rápida. Deu apenas para uma olhadela pelos livros, tábuas de madeira e guardanapos à venda. Mas à medida que ia passando pelo balcão, os vários funcionários sorriram e disseram boa noite.


O espaço é maior do que o esperado, com distância aceitável entre mesas. À semelhança de outros clientes, perguntei se havia um bengaleiro ou cabides. No tempo frio e chuvoso como agora, jantar com casacos, guarda chuvas e carteiras por perto fica desconfortável.
A carta, uma grande cartolina, já estava na mesa, por isso foi só escolher. Os nomes dos pratos são apresentados em inglês com uma breve explicação em português.
Sou atendida pela Jessica que se apresenta com um enorme sorriso e entusiasmo na voz. O discurso é igual para todos, um bocadinho a lembrar o Hard Rock Café mas mais genuíno e sem perder a boa disposição. Ofereceu-se para dar algumas sugestões mas como os pratos já estavam decididos, passou-se ao pedido.
Iniciei com umas porcini arancini, umas bolinhas panadas de risotto com cogumelos, mozzarella e queijo italiano fundido. Acabadas de fritar, com a crosta bastante crocante e quentinhas foram um bom início de refeição.


Seguiu-se uma lasanha de ragù de rabo de boi, preparada durante 12 horas, com o béchamel, mozzarela e parmesão bem presentes. Acabada de sair do forno, ainda fumegava. Um verdadeiro prato de conforto.


Para sobremesa, escolhi um amalfi lemon merengue cheesecake. O merengue italiano, em especial o forte cheiro a ovo, acabou por abafar o delicioso sabor do bolo e em especial do lemon curd. Foi diferente mas acho que o meu gosto pessoal é mais tradicional.


Na hora da dolorosa, o valor foi bastante aceitável, em especial tendo em conta que a experiência foi positiva. O serviço é simpático, rápido, os pratos bem serviços e a comida saborosa. O Jamie's Italian é sem dúvida um lugar a regressar.

Jamie's Italian Lisboa
Praça do Príncipe Real 28A
1250-184 Lisboa | Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário