24 de setembro de 2018

Festa das Vindimas Carlos Lucas


Na Quinta de Santa Maria, em Cabanas de Viriato, celebrou-se a Festa das Vindimas de Carlos Lucas. Um dia em cheio para brindar com alguns dos melhores vinhos do enólogo. 

Carlos Lucas é dos enólogos mais conceituados do Dão. Recentemente, bebi o Encruzado branco no restaurante Pesca, onde o chef Diogo Noronha coloca na mesa o que de melhor o mar nos dá, num verdadeiro elogio. Mas já há uns meses, num jantar na Mesa de Lemos, o Ribeiro Santo Espumante Blanc de Noirs acompanhou quatro belíssimas entradas criadas pelo chef Diogo Rocha. Estes são, acima de tudo, as duas criações do enólogo Carlos Lucas que mais aprecio.
Este ano, regressei ao Dão para mais umas vindimas, desta vez na Quinta de Santa Maria, a mais recente aquisição de Carlos Lucas. Nesta quinta com cerca de dez hectares já existiam vinhas com mais de vinte anos, onde predominam sobretudo as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz,  Alfrocheiro e Jaen. A festa estava reservada a um grupo de convidados, composto por família e amigos. Todos vestimos literalmente a camisola e após uma pequena “bucha”, lá seguimos para as vinhas, munidos e baldes e tesouras.





Não faltaram as bebidas frescas, todas pratas da casa, das várias regiões onde Carlos Lucas possui vinhas. Uma excelente oportunidade de provar outros vinhos. A preparar e servir mais algumas delícias estava o chef Diogo Rocha que aproveitei para cumprimentar e que partilhou de sorriso rasgado: 
-Hoje vim aqui divertir-me um bocadinho.



Mas a verdade é que o chef não teve descanso. Além da Festa das Vindimas, celebrava-se também a parceria que Carlos Lucas mantém com os seus primos Joselito e Vítor Lucas (Lugrade) e António Lucas (Nutriva).
A animação esteve a cargo de um grupo da Rebordosa, que animou os convidados durante a vindima e o almoço, intercalo com um excelente acordeonista.




Dado o número de convidados, a conversa com Carlos Lucas acabou por ser curta mas fiquei a saber alguns dos planos que o enólogo tem para a Quinta de Santa Maria.
Para sobremesa, entre outras coisas doces, houve gelados da Nutriva. Eu escolhi o bombom caramelo que me lembrou os rebuçados que comia em criança. A vantagem é que, além de trazer frescura num dia com temperaturas acima dos 30ºC, não se colava aos dentes.


Quinta de Sta. Maria
Rua da Padaria, Cabanas de Viriato

0 comentários:

Enviar um comentário