16 de julho de 2018

Lambrusco de Modena

A cidade italiana de Modena é mundialmente conhecida por várias coisas: enogastronomia, carros velozes (e caros) e Luciano Pavarotti. Um prato cheio para os amantes da boa vida brindarem com um copo de Lambrusco.


O vinho Lambrusco é mundialmente conhecido ainda que não seja pelos melhores motivos. Existem vinhos italianos igualmente famosos mas que estão associados a uma imagem de qualidade. Por cá, o Lambrusco é um vinho frisante que se vende em qualquer supermercado a preços baixos, o que não ajuda na sua imagem. Em Modena existem várias adegas que abrem as suas portas para mostrar o que de melhor sabem fazer.
A Gavioli Antica Cantina é especial. Além da experiência enoturística, apresenta também um museu que conta a história do vinho na região. A família Giacobazzi procura incansavelmente novas peças para incorporar no espólio constituído por instrumentos usados na produção do vinho, máquinas agrícolas e veículos arcaicos. Um dos mais curiosos é um carro usado durante as festividades para servir o Lambrusco.



Mas se até aqui já tudo parecia tão interessante, que surpreendente foi ver numa adega um pequeno museu do automóvel. Além de Ferraris que Giacobazzi patrocinou durante algum tempo, existem também Lamborghinis e carros antigos.




Todos estes objectos convivem com grandes tonéis onde estagia o Lambrusco, assim como garrafas onde envelhece o espumante.


Chegou o momento da prova. Estava curiosa porque queria muito que alguns dos Lambruscos DOC aprovados pelo Consorzio Tutela del Lambrusco di Modena estivessem contemplados.
Iniciou-se com um Lambrusco Spumante Brut 2013.


Seguiu-se um Lambrusco di Sorbara DOC Secco, muito fresco, com notas de morango. Tem 11% de teor alcoólico e pode acompanhar pratos leves de carne ou peixe.
Termino com um Lambrusco Grasparossa di Castelvetro, um vinho com menor teor alcoólico mas onde se sente mais a “essência” de vinho.
Todos se revelaram de grande frescura, com níveis diferentes de doçura, alguma acidez, bem próprios da casta Lambrusco.
Infelizmente, não esteve em prova o Lambrusco di Modena DOC Ancestral Refermentation Gavioli. Este vinho, feito a partir do método ancestral, é obtido exclusivamente a partir das melhores uvas Lambrusco di Sorbara. É um vinho, que pela sua complexidade já acompanha pratos mais elaborados de carne. A boa notícia é que é possível adquiri-lo com alguma facilidade em Portugal.

Gavioli Antica Cantina
Via Provinciale Ovest, 55
41015 Nonantola, Italia

0 comentários:

Enviar um comentário