23 de julho de 2018

Acelerar a fundo em Modena

Modena é um diamante em bruto para os apreciadores das coisas boas da vida: vinho mundialmente famoso, o melhor vinagre balsâmico, restaurante de Enzo Botura, queijo parmigiano reggiano e carros que fazem muitos suspirar.


Se para mim um automóvel é apenas um meio que me permite deslocar de um ponto para outro, para muitos é um objecto de sonho. Quis o destino que em Modena se instalassem alguns dos museus e fábricas de automóveis que fazem principalmente o sector masculino suspirar: a Ferrari, Maserati, Stanguellini e a Lamborghini.

Ferrari – o criador de sonhos
Da primeira vez que estive em Itália entrei em algumas lojas da Ferrari. Mas desta vez aproveitei para conhecer o Museu Enzo Ferrari, o mentor por detrás destes carros de luxo. Assim que entrei no edifício mais moderno, projectado por Jan Kaplicky, uma enorme cortina foi corrida de modo a bloquear qualquer entrada de luz e começou a ser exibido um pequeno filme intitulado “Driving with the stars”. E a projecção está tão interessante que parece que fazemos parte da película. Aqui conta-se o aparecimento da marca, a sua evolução e figuras mediáticas associadas aos carros. Um tributo a Enzo Ferrari, o criador de sonhos. Mesmo para quem não se interessa pelo mundo automóvel, este pequeno filme está montado de modo a emocionar qualquer um.
Terminado o filme, voltam a correr-se as cortinas e ligam-se as luzes. Alguns dos carros que acabei de ver estão à distância de um olhar. Os mais atuais, como o F40, o 288 GTO, o 430 Scuderia ou o Testarossa são os grandes ícones da Ferrari mas eu prefiro os modelos mais antigos, com linhas mais arredondadas, como o 340 MM ou o 275 GTB. Todos estão muito bem documentados e são extremamente fotogénicos.





No edifício que albergou a primeira oficina do pai de Enzo e casa de família, a Officina Meccanica Alfredo Ferrari, estão expostos alguns dos seus objectos pessoais, assim como uma colecção de motores, os responsáveis por aquele “rosnar” tão característico.



Lamborghini – velozes e furiosos
Em Sant’Agata Bolognese fica a fábrica da Lamborghini e museu. Estes carros, também de luxo, nasceram da visão de Ferruccio Lamborghini e têm uma estética distinta, super desportiva e arrojada. Dos mais icónicos destacam-se o 350 GT, Huracan, Aventator, o Miura ou o inconfundível Diablo.



Se gosta de carros de luxo mas não pode comprar um ou ir até Modena visitar estes museus, tenho boas notícias. No Museu do Caramulo pode ver ao perto alguns dos carros mais exclusivos do mundo da Porsche, Lotus, Lamborghini, Ferrari e Bugatti.

0 comentários:

Enviar um comentário