18 de outubro de 2017

8 locais onde parar entre Lisboa e Madrid

Longe vai o tempo em que ia de Lisboa a Madrid de uma assentada. Claro que havia sempre paragens para comer, ir à casa de banho e alternar o condutor mas nada que alterasse em muito a viagem. Desde que sou mãe mudou: o tempo passou a ver vivido de outra forma e agora opto por pelo menos uma (às vezes duas) paragens. Isso fez-me procurar percursos alternativos e a conhecer novas paragens.

Mérida

onde parar entre Lisboa e Madrid
Capital da região da Extremadura e classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, Mérida é uma viagem até à época romana. Dos locais a não perder destaco a Casa de Mitreo, a ponte romana, o templo de Diana, o arco de Trajano, o teatro e anfiteatro romanos e o imperdível Museu Nacional de Arte Romano. Ainda recordo o pudim de queijo da Casa Benito.


Cáceres

onde parar entre Lisboa e Madrid
Cáceres é das minhas cidades favoritas de Espanha (a seguir a Madrid). Gosto sobretudo do modo como está preservada, das paredes em pedra, das ruas estreitas e de sentir que o turismo de massas ainda não chegou.

Trujillo

onde parar entre Lisboa e Madrid
Terra natal de Francisco Pizarro, conquistador do Perú, Trujillo merece a visita pelas suas fachadas, casas senhoriais, ruas empedradas e a vista da alcabaza.

Toledo

onde parar entre Lisboa e Madrid
Sinagogas, mesquitas, igrejas e catedrais: dentro das portas e muralhas de Toledo há espaço para todos. Na cidade fica o Museu El Greco que vale a visita. Para os apreciadores, é um bom local para adquirir objetos de armaria.

Plasencia

onde parar entre Lisboa e Madrid
Visitei Plasencia durante as festas da cidade, com muita música, bebida e agitação nas ruas. Fora isso, acredito que seja uma cidade pacata, o que permitirá uma visita mais tranquila do que a que tive.

Oropesa

onde parar entre Lisboa e Madrid
Algumas ruas ainda conservam o seu encanto medieval mas o interesse de Oropesa está sobretudo no castelo novo, nas suas torres e no Palácio Condal, hoje Parador de Turismo. Pernoitei aqui uma noite e é uma experiência que recomendo.

Talavera de la Reina

onde parar entre Lisboa e Madrid
Mundialmente conhecida, a cerâmica de Talavera de la Reina encontra-se a cada passo, não só no imperdível Museu Ruiz de Luna, como em edifícios emblemáticos, casas particulares, Plaza de Pan e nos refrescantes Jardins do Prado.

Guadalupe

onde parar entre Lisboa e Madrid
Fica um pouco mais afastada da rota e para lá chegar parece uma eternidade. É sobretudo um local de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora de Guadalupe. O mosteiro é a principal atração, visitado diariamente por centenas de pessoas mas um passeio pelas ruas permite descobrir vestígios medievais e renascentistas.

0 comentários:

Enviar um comentário