16 de março de 2016

Visita ao Château Pape Clement

Localizado em Pessac, o Château Pape Clement é a aposta de Bernard Magrez no enoturismo de luxo em Bordéus.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Quando planeei a minha visita aos châteaux de Bordéus, pensei numa experiência diversificada, que me mostrasse abordagens distintas. Se o Château Saint Ahon tem uma imagem familiar, no Château Pape Clement todo o ambiente é de grande formalidade.
A visita começa pontualmente à hora marcada em frente ao château, construído por um dos antigos donos, Jean-Baptiste Clerc. No entanto, esta propriedade é conhecida pela sua ligação a Bertrand de Got que recebeu a vinha quando foi ordenado arcebispo de Bordéus. Mais tarde viria a ser consagrado Papa Clemente V. Efetuou um grande investimento nas vinhas e cave de modo a obter vinhos de elevada qualidade. Algumas das videiras ficam mesmo em frente, de um total de 60 hectares, milimetricamente plantadas, aparadas e rodeadas de flores. A primeira vindima ocorreu em 1252.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Por um caminho de brita, entre canteiros floridos e aromas contagiantes, entro na zona de receção das uvas. Um pequeno vídeo mostra como é feita a vindima. A primeira ocorre em Setembro para as castas brancas e em Outubro as tintas. É um trabalho manual, que engloba cerca de 50 pessoas, durante 3 semanas. As uvas são colocadas em caixas de plástico, as mais baixas que já vi, e transportadas por carregadores. Depois passam por um tapete rolante, onde são criteriosamente selecionadas, retirando-se bagos danificados e impurezas. Separadamente por castas são posteriormente colocadas nos balseiros. Aqui permanecem cerca de 6 meses, transitando depois para barricas de carvalho francês até 18 meses. Só então são decididos os lotes e o vinho engarrafado. Contas feitas, são necessários cerca de dois anos para chegar ao consumidor.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Num outro château, este seria o momento das provas mas num local cuja história remonta ao século XIII tinha de haver algo mais. Sou encaminhada até à cave secreta. A capela original foi destruída mas procedeu-se à sua reconstituição, assim como do túmulo do Papa Clemente V. O espaço é exíguo, por isso temos de entrar à vez. Mais do que valor histórico, é uma atração turística. Já a coleção privada merece outra atenção. Distribuídas por várias salas, somam-se garrafas devidamente datadas, onde a passagem do tempo é bem visível. A mais antiga é de 1893.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
É altura de regressar à loja para a prova de vinhos. Começo com um Château Les Grands Chênes 2007 produzido a partir das castas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc e por diversas vezes premiado. Seguiu-se um Château Fombrauge 2007, um Saint-Émilion Grand Cru, com muitas notas de frutos vermelhos e ideal para acompanhar com uma das iguarias francesas: o foie gras. Finalizo com um Château Pape Clément 2007, o vinho por que todos esperavamos e que mais consenso reuniu. Produzido a partir das castas Cabernet Sauvignon e Merlot, é o mais complexo dos três, quer no nariz, quer na boca, mas de uma enorme elegância.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
No fim da prova percorri a loja. Sabia que Bernard Magrez tinha adquido há uns anos uma quinta no Douro, na região do Pinhão e procurei se tinham esse vinho. Não havia muitas mas encontrei algumas garrafas de Esperança 2004.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Regresso ao château, agora que o grupo se dissipou. Em frente há um grande ajardinado, com relva aparada, flores cuidadas e alguns bancos para disfrutar do espaço. Aproveito para admirar a grande árvore plantada durante a Revolução Francesa, símbolo da liberdade ou as oliveiras centenárias oriundas de Espanha. Há também o Pavillon Prélat, em vidro e ferro, da autoria de Gustave Eiffel, direcionado para eventos. Hoje não há nenhum e ainda bem.

Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus
Château Pape Clement, enoturismo de luxo em Bordéus Château Pape Clement
216 Avenue Docteur Nancel Penard
33600 Pessac


0 comentários:

Enviar um comentário