
No hall da casa de uns amigos há uma escultura em barro. Representa um ciclista junto de uma bicicleta, e se bem me recordo, um dos pneus está furado. Uma vez perguntei-lhes qual a história daquela peça e foi assim que fiquei a saber da existência da Aldeia da Terra e do trabalho do Tiago Cabeça. Na minha última visita ao Alentejo, marquei um encontro no seu jardim de esculturas para conhecer melhor este projeto.
A loja que conheci em Évora já não existe. Mudou-se há cerca de cinco anos para Arraiolos e aqui concentra o seu atelier, onde trabalha com alguns elementos da família. Sempre abordou os temas do artesanato em geral mas desde cedo que lhe pediam caricaturas. Não as caricaturas como estamos habituados, com pormenores físicos levados ao exagero, mas caricaturas de situação.
Foi assim que surgiu a Aldeia da Terra. Criou um conjunto de réplicas de trabalhos que foi acumulando ao longo dos anos. É um espaço vivo, em aberto, que vai crescendo à medida das possibilidades, quando há tempo entre as encomendas. A última caricatura adicionada foi do circo.

Está todo o ano a céu aberto e é quando chega o bom tempo que se restaura o que o inverno danificou.
Despeço-me do Tiago Cabeça, que regressa ao seu atelier de bicicleta. Não é que seja longe, mas sempre é uma ajuda.
Desço em direção ao jardim das esculturas. Paro, volto atrás, chamo à atenção de pormenores. São tantas as situações, que não sei o que ainda faltará caricaturar. E que não se pense que só os temas da praxe, como política, futebol e religião estão presentes. Há peças das mais variadas profissões, personagens históricas, estrelas de cinema, bandas de rock e muitas situações quotidianas. Eu gostei em particular das viúvas a “conspirar” no cemitério, o rei das bifanas que rivaliza com o príncipe do cachorro, do aeroporto, do almoço de família onde não falta o tinto do bom, o grupo coral alentejano ceifa da espiga, dos ciclistas de fim de semana, da matança do porco, do Zé do talho, mas o meu preferido foi mesmo a porcaria lda.




ALDEIA da TERRA®
Quinta das Canas Verdes, Estrada das Hortas, 202
7040-909 Arraiolos
0 comentários:
Enviar um comentário