21 de dezembro de 2015

Mercados de Natal na baixa de Lisboa

Mercados de Natal em Lisboa
Durante o mês de Dezembro, fui em diversas ocasiões à baixa de Lisboa. Gosto sempre de lá ir, seja fazer algumas compras em lojas específicas ou simplesmente dar um passeio e espreitar o Tejo junto ao Cais das Colunas. Vou logo de manhã, almoço junto a uma janela a ver o bulício das ruas e espero pelo fim da tarde, para ver a iluminação de Natal. Este ano, as temperaturas têm estado amenas para a época, por isso nem custa tanto a transição para o início da noite. Um bocadinho mais de frio daria aquele toque especial.
Na Praça da Figueira a animação é grande no Mercado de Produtos e Produtores Nacionais. Além dos comes e bebes tradicionais, há algumas sugestões de presentes ligados ao artesanato. Circulei pelo espaço mas confesso que parei sempre junto aos queijos da Beira Baixa. É seguramente o meu queijo português favorito mas apesar da insistência, consigo resistir à tentação de o levar.

Mercados de Natal em Lisboa
Sigo para o Rossio. A Feira de Natal – na Baixa Acontece, com as suas casinhas de madeira, expressa bem o espírito natalício, com a árvore em pano de fundo. Em termos de ofertas, é a que mais se destaca pelas propostas diferentes. Além das opções para os mais gulosos e famintos (ginginha, charcutaria da Serra da Estrela, vinho quente e cerveja artesanal de mel), tem também sugestões de bom gosto, como joias tradicionais de Viana do Castelo ou mantas em burel. O Hospital das Bonecas criou um pequeno presépio onde os adultos se colocam ao nível dos mais novos para recordar os tempos de infância.

Mercados de Natal em Lisboa
Nos Restauradores está o Mercado de Agricultores, com propostas de queijos, enchidos, vinho e até cogumelos.
Desço até à Praça do Município para ver o Mercado de Natal. A envolvência das fachadas iluminadas, da Câmara Municipal e do pequeno carrossel recorda-me algumas cidades francesas por onde já passei, em especial Lyon. Não considero as ofertas especialmente atrativas mas o motivo que me traz também é outro: assistir ao showcooking da Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue Cinco Quartos de Laranja, e conhecê-la no final, com direito ao último livro autografado.

Mercados de Natal em Lisboa
Mercados de Natal em Lisboa
A tarde termina no Terreiro do Paço para mais um espetáculo de video mapping , intitulado “As Portas Encantadas”, projetado na fachada do Arco da Rua Augusta. Apesar de já ter assistido a vários, cada um é sempre um momento novo que cria uma enorme espectativa e acaba sempre por me surpreender pela precisão, movimento e efeito visual.

Mercados de Natal em Lisboa
Mercados de Natal em Lisboa
De sorriso estampado na cara, regresso pela Rua Augusta. Houve anos em que a iluminação era muito mais surpreendente mas o que se perdeu em brilho, ganhou-se em movimento e diversão. Há homens-estátua, músicos, vendedores de castanhas e muitos turistas a jantar em plena rua, como se do verão se tratasse. Junto à Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é impossível não parar. Polémicas à parte, a fachada é de se lhe tirar o chapéu. Há selfies, flashes e muitos rostos espantados.

Mercados de Natal em Lisboa
Já a caminho de casa, começo recordar os vários mercados e que vi o Pai Natal em três lugares: no Rossio, no Chiado e na Praça do Município. E não são apenas as crianças a sentar no colo e segredar os pedidos ao ouvido. Também  há mães que fazem questão de tirar uma foto. Quem tiver feito o mesmo percurso do que eu estará certamente metido em problemas com os mais novos. Como explicar aos seus filhos que o Pai Natal consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo? É a magia do Natal. Boas festas!

0 comentários:

Enviar um comentário