6 de janeiro de 2015

Restaurante Barão de Fladgate: entre o vinho e o Douro


Uma refeição no restaurante Barão de Fladgate é experienciar uma gastronomia de qualidade com uma vista privilegiada para o Douro e cidade do Porto.

Caves Taylor's

De visita às caves em Vila Nova de Gaia, tinha como requisito que uma das minhas refeições fosse num lugar de referência, cruzando História com uma qualidade inquestionável. A aposta nas caves Taylor’s e no restaurante Barão de Fladgate superou as expectativas. Não só oferece uma das melhores vistas sobre a invicta cidade como um excelente atendimento, um espaço amplo e um ambiente muito tranquilo.

Restaurante Barão de Fladgate

Juntamente com a carta, é servido um copo de vinho branco para degustar enquanto me vejo indecisa perante sugestões tão cativantes. Feito o pedido, a vista impõe-se e aproveito para espreitar a esplanada. Com um bonito dia de sol, o campo de visão é alargado. Do lado direito, The Yeatman, um hotel de luxo também ele a espreitar o Porto. Atravessando todo o casario da zona ribeirinha de Gaia, incluindo algumas das caves de vinho do Porto, o olhar percorre a ponte D. Luis, navega tranquilamente pelo Douro, disfruta do sol na ribeira ou percorre as ruelas da cidade. Regresso à esplanada onde uma gaivota mais destemida atrai a atenção e sempre que uma migalha cai, não a deixa escapar.

O meu bacalhau com crosta de broa e presunto, batata a murro e grelos salteados em azeite e alho (19,5€) demorou mais do que o esperado mas a razão é compreensível: foi feito no momento. Com ponto de sal perfeito e a lascar como manda a tradição, merecia maior quantidade de batata a acompanhar para não se tornar o sabor dominante.
Para finalizar não houve cereja no topo do bolo mas quatro deliciosas framboesas que coroaram uma tarte crocante de amêndoa do Douro com espuma de iogurte grego (6€). Com uma apresentação cuidada e elegante, um sabor suave e uma frescura inegável, foi das melhores sobremesas que já comi. Pena mesmo ter acabado tão rápido.

Caves Taylor’s

No final é possível fazer uma visita guiada às caves Taylor’s. Se tiver de aguardar um pouco, aproveite o espaço exterior muito agradável e convidativo a um pequeno passeio entre hortênsias floridas e roseiras perfumadas.

Taylor's Port
Rua do Choupelo, 250
4400-088 Vila Nova de Gaia

0 comentários:

Enviar um comentário