21 de agosto de 2014

Museus gratuitos em Edimburgo

No coração de Edimburgo, cinco museus de entrada livre para descobrir.

Tal como noutras cidades do Reino Unido, os principais museus em Edimburgo são gratuitos. Pode-se pensar que tal facto é mais convidativo à visita mas após os conhecer sou levada a acreditar que o valor das suas coleções é o motivo principal. Além disso, dada a localização geográfica de alguns, são também pontos de encontro e sociabilização, para quem prefere uma refeição rápida num ambiente diferente dos tradicionais pubs.

National Museum of Scotland



É “o” museu de Edimburgo. Nas suas grandes salas é possível interagir com algumas peças expostas e por isso adultos e crianças adoram-no. Vesti um fato espacial, entrei num carro de fórmula 1 ou vi de perto a ovelha Dolly. Tigres, girafas, elefantes, tubarões e até um T-Rex habitam pacificamente um espaço onde se transmite o conhecimento de uma forma divertida e cativante.

Ovelha Dolly; National Museums of Scotland; Museus gratuitos em Edimburgo


Scottish National Gallery



A Scottish National Gallery é dos museus mais importantes da cidade. O mapa entregue à entrada permite percorrer as várias salas de tons quentes onde estão expostas obras de pintura e escultura de grandes artistas mundiais (Rembrandt, Van Gogh ou Rubens) e escoceses (Robert Burns). Quando o tempo convida, será difícil encontrar lugar na esplanada com vista para a Princes Street e seus jardins.


Scottish National Portrait Gallery


Scottish National Portrait Gallery; Museus gratuitos em Edimburgo

Foi o museu da minha eleição em Edimburgo. Ao entrar no edifício de fachada sóbria descubro um interior com uma decoração exuberante em tons dourados e castanhos. Do teto onde cintilam estrelas pendem candelabros que iluminam as centenas de figuras pintadas, os bustos e vitrais. Para além dos quadros de Mary, Queen of Scots, Robert Burns e Sir Walter Scott, gostei muito do auto-retrato de George Jamesone, considerado o primeiro retratista escocês. No final tempo para descansar nos sofás da biblioteca, rodeada de livros.


The Writers’ Museum


The Writers' Museum; Museus gratuitos em Edimburgo

Saí da Royal Mile  e virei à esquerda para o Lady Stair’s Close. Não queria deixar de visitar o The Writers’ Museum, localizado num edifício histórico de Edimburgo. Estão expostos alguns dos objetos pertencentes a três grandes escritores escoceses: Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. As divisões são pequenas mas a visita vale a pena. No fim, dediquei algum tempo à livraria.


The People’s Story



No Old Tolbooth, antiga prisão que foi demolida em 1817, encontra-se um museu curioso. The People’s Story retrata os modos de vida desde o século XVIII até aos nossos dias. Figuras de tamanho real de sem abrigo e prisioneiros até à tradicional dona de casa. Os tempos livres não foram esquecidos, incluindo atividades ligadas à música e convívio social.

0 comentários:

Enviar um comentário