18 de julho de 2013

Gent Top 5


Considerada como uma das cidades mais bonitas da Flandres, Gent é atravessada pelos rios Scheldt e Lys, que lhe conferem um ambiente romântico.



Apesar da imponência das suas 3 torres e do aspeto robusto do castelo, Gent é uma cidade perfeita para namorar. Localizada no coração da Flandres, ainda não recebe um turismo de massas, o que permite visitar os vários “tesouros” com calma, sem encontrões nem atropelos. Dividida em várias zonas, é no centro histórico que se concentram as principais atrações. Veja o que não pode mesmo deixar de fazer em Gent:



As 3 Torres de Gent


Torres de Gent; Flandres; Bélgica; Gent Top 5


Gent é conhecida como a cidade das 3 torres, motivo de grande orgulho para os habitantes locais. A Catedral de São Bavo (Sint-Baafskathedraal), o campanário de Gent (Belfort) e a Igreja de São Nicolau (Sint-Niklaaskerk) ficam a pouca distância e são um ícone incontornável. A Ponte de São Miguel (Sint-Michielsbrug) é um bom local para uma visão de conjunto.



Castelo de Gent


Castelo de Gent; Flandres; Bélgica; Gent Top 5


Em excelente estado de conservação, acolhe o museu da tortura e uma guilhotina original. A torre, apesar de não ser muito alta, permite uma visão da cidade. O espaço é usado com regularidade para recriação de momentos históricos e de visitas de estudantes.



Canais de Gent


Canais de Gent; Flandres; Bélgica; Gent Top 5; Graslei; Korenlei; Kranleei


O Graslei, o Korenlei e o Kranleei são os melhores locais para apreciar o ambiente romântico dos canais: os espelhos dos edifícios históricos na água, as esplanadas, as floreiras, os cafés e restaurantes. É também daqui que partem os passeio de barco.



Fachadas de Edifícios Históricos de Gent


Fachadas de Edifícios Históricos de Gent; Flandres; Bélgica; Gent Top 5; McDonald's Gent (Korenmarkt)


Apesar de ser hoje uma cidade jovem, muito devido aos estudantes que frequentam a famosa Universidade de Gent, ainda conserva muitos dos edifícios históricos do tempo em que foi uma importante cidade comercial. No Graslei e Korenlei é possível ver algumas casas de empenas em degraus de mercadores da Idade Média.



Produtos Tradicionais de Gent


Produtos Tradicionais de Gent; Flandres; Bélgica; Gent Top 5



  • Chocolates – feitos à base de cacau, são famosos no mundo e com todo o mérito. A Chocolatier L. Van Hoorebeke tem fabrico próprio artesanal e pode ser visitada. A Neuhaus, Godiva e Leonidas são também boas opções.

  • Mostarda – a Tierenteyn-Verlent, no Groentenmarkt, é uma fábrica/loja de mostarda tradicional belga que segue ainda a receita original.

  • Presunto – o processo de cura pode demorar entre 9 a 14 meses. Procure a Casa da Carne ( Vlesshuis) para os provar.

  • Nariz de Gent –  o neuzeke é doce feito à base de framboesa e vendido num carrinho ambulante no Groentenmarkt.

  • Guisado de carne de vaca – o stoverij leva a tradicional cerveja belga na sua confecção.

  • Waterzooi – sopa feita à base de peixe ou frango.

  • Cervejas – existem centenas de cervejas belgas. Apesar de haver lojas especializadas, já é possível adquiri-las em alguns supermercados a um preço muito inferior. O bar Dulle Griet é um excelente local para as degustar.

  • Rendas – feitas à mão, as rendas de Gent têm um preço elevado e devem sempre trazer o selo que atesta a sua autenticidade.

0 comentários:

Enviar um comentário