2 de janeiro de 2013

Adega Mayor


Em plena Herdade das Argamassas, no coração das vinhas e junto à Fábrica de Cafés Delta, localiza-se a Adega Mayor. Oficialmente inaugurada em 2007, com assinatura do arquiteto Siza Vieira, é a aposta do grupo Nabeiro no área do enoturismo.

Tinhamos visita marcada logo pela manhã, mas como chegamos cedo, estacionamos o carro e ficamos por ali a disfrutar da tranquilidade da paisagem. À nossa volta há uma imensidão de vinhas.

Paisagem alentejana, vinhas, enoturismo

Detemo-nos no edifício minimalista e de linhas simples, que o torna numa adega bastante jovem e moderna, um projecto do arquitecto Siza Vieira, autor também do mobiliário e da iluminação.

Adega Mayor, enoturismo, Siza Vieira

Na frente localiza-se a recepção, a loja e a rampa de acesso às traseiras, onde se situa o cais de entrega da produção.

Adega Mayor, enoturismo, Siza Vieira

Iniciamos a visita ao interior pela zona de engarrafamento. Passamos para a adega a nível do solo, com iluminação e janelas para o exterior, num ambiente climatizado.

Adega Mayor, enoturismo, Siza Vieira

Na zona final da produção estão as cubas em inox, um espaço bastante funcional e impecavelmente limpo.
Subimos ao piso superior e saímos para o terraço panorâmico, onde existe um espelho de água que permite que a adega tenha uma temperatura e humidade ideais, semelhantes a uma cave.

Adega Mayor, enoturismo, Siza Vieira

Terminamos a visita com uma prova de vinhos “Monte Mayor” que foi muito apreciado. Regressamos ao piso inferior e à loja, onde para além do vinho, é também possível adquirir outros produtos: azeitonas, chocolates e o azeite.
Seguimos para a Fábrica de Cafés Delta, visitar o museu do café com quase 20 anos, único na Península Ibérica.
Chegados à recepção da fábrica identificámo-nos e é-nos indicado o local onde estacionar. Junto ao parque existe uma série de maquinaria industrial de produção de café de outros tempos, bem como algumas esculturas.

Museu do Café, Campo Maior, Fábrica Cafés Delta

O museu aborda todas as fases do café, as suas diversas origens e a história da fábrica fundada em 1961.
No final existe um espaço de prova de café, com venda de máquinas da Delta, chávenas e todo o tipo de bebidas comercializadas pelo grupo Nabeiro. A visita é gratuita mas necessita de marcação prévia.
Ainda houve tempo para conhecer a vila de Campo Maior e fazer uma visita ao castelo.

Castelo de Campo Maior

No centro da vila, junto a um jardim, existe uma estátua do Comendador Rui Nabeiro, uma homenagem da terra.

Estátua do Comendador Rui Nabeiro, Campo Maior

Morada: Herdade das Argamassas, Estrada de Campo Maior (Campo Maior).

Como chegar: saindo da A6, passar a vila de Campo Maior, continuar pela N371 cerca de 4 kms e a seguir à fábrica da Delta virar à direita para uma estrada em terra. A Adega Mayor fica no meio das vinhas.

0 comentários:

Enviar um comentário