Évora é certamente dos destinos mais visitados em Portugal; no entanto a maioria das pessoas desconhece o património megalítico existente nas redondezas.
Centro Interpretativo da Gruta do Escoural e Gruta do Escoural
Neste espaço existe uma pequena exposição arqueológica de introdução à visita da gruta. O Centro encontra-se na rua principal de Santiago do Escoural, mesmo em frente ao restaurante Manuel Azinheirinha. Existe um parque de estacionamento junto à Igreja.
A visita à gruta requer marcação prévia obrigatória com alguma antecedência, uma vez que o número de visitantes é limitado. O ponto de encontro é no Centro Interpretativo, após a qual, cada um no seu carro, parte para a gruta com o respectivo guia.
A visita à gruta requer marcação prévia obrigatória com alguma antecedência, uma vez que o número de visitantes é limitado. O ponto de encontro é no Centro Interpretativo, após a qual, cada um no seu carro, parte para a gruta com o respectivo guia.
(Nota: Chegue com alguma antecedência ao Centro Interpretativo para ver a exposição e efetuar o pagamento que tem um custo de 2€. Caso não consiga chegar a tempo, o melhor será mesmo avisar. Se se atrasar, correrá o risco de não poder entrar na gruta, uma vez que é o guia que tem a chave do portão de acesso).
Anta-Capela de Nossa Senhora do Livramento
Anta transformada em templo religioso no séc. XVII. Junto existe uma placa com números de telefone para marcação de visitas.
Anta de Pinheiro do Campo
A anta está situada numa propriedade privada e vedada.
Anta da Herdade de Tourais
A anta está situada na herdade particular do Monte do Pinheiro, no topo da colina do lado direito da estrada que liga Montemor-o-Novo a Évora. O acesso é feito pela estrada que conduz ao Monte do Pinheiro, no entanto poderá ser vista da estrada nacional.
Cromeleque da Portela de Mogos
Encontra-se no topo de uma encosta em propriedade privada, próximo da estrada. É um Imóvel de Interesse Público.
Cromeleque de Vale Maria do Meio
Encontra-se na herdade de Vale Maria do Meio e o acesso é feito através de uma estrada de terra, que, em tempo de chuva, exige alguma precaução. É um recinto megalítico alongado, composto por 33 monólitos e fragmentos.
Menir dos Almendres
Localizado na Herdade dos Almendres, mede cerca de 3,50 m de altura. Saindo da estrada asfaltada, entra-se numa estrada de terra. Após estacionar no parque, é necessário percorrer ainda um caminho estreito, não recomendado a pessoas com mobilidade reduzida.
Cromeleque dos Almendres
Este cromeleque, composto 92 menires, é o maior da Península Ibérica. Para chegar ao Cromeleque dos Almendres é preciso percorrer mais 3 quilómetros a partir do Menir.


(Nota: Apesar de se encontrar em propriedade privada, a área dos monumentos foi cedida à Câmara Municipal de Évora para uso público.)
Anta Grande do Zambujeiro
Classificado como Monumento Nacional, é a maior anta da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.Constituída por uma mamoa com mais de 50 m de diâmetro, uma câmara poligonal com 6 m de altura e um corredor com 12 m de comprimento, serviu como local de cemitérios e de culto.
0 comentários:
Enviar um comentário